Luanda - A 15.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária e Reuniões Conexas do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) tem início este domingo, em Luanda, anunciou a Assembleia Nacional.
Segundo nota de imprensa do parlamento angolano,, enviada à ANGOP, o evento vai decorrer até dia 25, sob o lema “Liderança Inclusiva na Região dos Grandes Lagos”, e vai juntar cerca de 100 delegados dos parlamentos nacionais dos Estados-membros da região.
Refere que o ponto central do encontro será o debate geral sobre o mesmo lema , marcado para dia 24, após a abertura do certame.
No final do debate, explica que os delegados africanos vão produzir deliberações e recomendações à respeito do referido tema.
Adianta que entre as actividades conexas do evento, destaque para as reuniões das Comissões Permanentes do FP-CIRGL, designadamente da Comissão de Finanças e Mobilização de Recursos, da Comissão de Assuntos Humanitários e Sociais, da Comissão de Paz e Segurança e do Comité de Género, Crianças e Pessoas Vulneráveis, prevista para a próxima segunda-feira, dia 21.
No entanto, dá a conhecer que já foram realizadas reuniões preparatórias, da Subcomissão ad hoc constituída pelo Comité Executivo e dos secretários-gerais dos parlamentos da CIRGL
Aponta que o programa reserva ainda visitas a locais de interesse social, cultural e turístico da cidade do Luanda, com realce para o Museu da Moeda, Centro de Ciência de Luanda e o Memorial Dr. António Agostinho Neto.
Presidência do FP-CIRGL
Recorda que Angola vai assumir a presidência rotativa do Fórum Parlamentar da CIRGL, actualmente exercida pelo Parlamento da Zâmbia, representado pela deputada Nelly Mutti.
Vai igualmente eleger o novo secretário-geral da organização interparlamentar, função, até à data, interinamente desempenhada pelo zambiano Roland Tembo.
Por outro lado, os parlamentos da Tanzânia, Burundi e Quénia já apresentaram os seus candidatos, que integrarão as delegações oficiais.
A criação de uma nova Comissão do Secretário-Geral também estará em debate, com proposta de alteração ao Acordo Constitutivo e ao Regimento Interno do Fórum, consta também da agenda.
O Estado angolano foi oficialmente convidado a membro da organização em Janeiro de 2013, tendo aderido ao Fórum em Novembro de 2014.
Instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, o FP-CIRGL é uma plataforma de diálogo interparlamentar, focada nas questões de paz, segurança, boa-governação e bem-estar dos povos da região.
A organização reúne parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, Congo, República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. LDN/VIC