Luanda – A Presidente da Tanzânia, Samia Hassan, enalteceu, esta terça-feira, em Luanda, os esforços e a determinação inflexível do Presidente angolano, João Lourenço, no combate à corrupção.
Ao intervir na abertura da reunião Plenária Solene na Assembleia Nacional, por ocasião da sua visita de Estado de 72 horas a Angola, sublinhou que sob liderança de João Lourenço a economia de angolana tem registado desenvolvimentos significativos.
Sami Hassan elogiou liderança do Presidente João Lourenço e contínua promoção da unidade nacional em prol do interesse de todos os angolanos.
De acordo com Samia Hassan, "a corrupção destrói a confiança pública, destrói os mercados e o acesso aos serviços sociais de forma equitativa, bem como encurta também o desenvolvimento.
“As gerações actuais devem saber que as nossas lutas de hoje não são apenas uma ocupação dos nossos territórios, mas uma ocupação das nossas emendas em nome da pobreza”, sublinhou.
Considerou necessário explorar o potencial dos respectivos países da mesma forma que se fez durante a luta de libertação, "com o espírito do pan-africanismo e da unidade africana, em prol de uma causa comum".
A Presidente explicou que durante o encontro com João Lourenço foram abordadas questões ligadas à revitalização do sector económico, da defesa e segurança, bem como isenção de visto.
De igual modo, disse, concordaram em trabalhar na União Africana (UA), sobretudo na implementação da Agenda 2063, entre outros projectos, como o da Zona de Livre Comércio Continental, a livre circulação de pessoas e bens, o silenciamento das armas até 2030, bem como o programa de desenvolvimento des infra-estruturas no continente.
Sami Hassan afirmou que a Tanzânia e Angola estão firmes nos princípios fundadores visando a transformação da região. MGM/SC