Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, orientou, esta segunda-feira, a primeira reunião da Mesa do Conselho Executivo da União Africana, na qualidade de presidente deste órgão.
Numa nota de imprensa enviada à ANGOP, o MIREX adianta que a sessão decorreu em formato virtual, a partir da sede da União Africana, em Addis Abeba, Etiópia.
A reunião teve como ponto central a abordagem da crise institucional desencadeada pela não selecção de candidatos a Comissários submetidos pela Região da África Central, informa a nota.
O chefe da diplomacia angolana centrou as suas observações iniciais na necessidade de se encontrar uma solução urgente, transparente e inclusiva, que garanta a unidade e o respeito pelos princípios fundamentais da organização.
O comunicado ressalta que após a adopção formal da agenda de trabalho, composta por cinco pontos, os membros da Mesa analizarm a eleição e nomeação de dois Comissários da CUA, cargo actualmente em falta, tendo essencialmente abordado o cronograma, o mecanismo de eleição, bem como os candidatos elegíveis para a mesma competição.
Os participantes apelaram ainda para a preservação da credibilidade do Painel de Figuras Eminentes, órgão cuja integridade tem sido amplamente reconhecida no seio da União Africana. ART