Saurimo – O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, apelou hoje, segunda-feira, em Saurimo, para a necessidade dos jovens preservarem os bens públicos construídos para o seu bem-estar, assim como a serem vigilantes, para que os projectos levados a cabo pelo Executivo possam beneficiar as gerações vindouras.
O governante lançou o apelo no acto provincial em alusão ao Dia da Juventude Angolana, que hoje se assinala, tendo incentivado aos jovens a contribuírem no desenvolvimento do país, nas vertentes de empreendedorismo, educação, cultura e a participação em actos cívicos, que visam a socialização das famílias.
Reiterou o comprometimento do Executivo em continuar a trabalhar em prol do bem-estar da juventude, com a construção de mais escolas, centros de formação profissional, linhas de créditos, com vista a permitir com a franja juvenil adira e crie negócios que garantam mais empregos para os outros.
Apontou como outro grande problema que o Executivo tenciona acabar, a questão da empregabilidade, tendo de Abril de 2024 até presente data sido registados oito mil pedidos de empregos e admitidos três mil, nos sectores públicos e privados.
Daniel Neto enfatizou ainda que 797 jovens frequentam formação profissional em mais diversos cursos e 157 outros nos estágios remunerados nas empresas, fruto das parcerias público e privadas.
No capítulo da habitação, o governante precisou que com o término da centralidade aos jovens foram alocados 20% que poderão concorrer tão logo estejam criadas as condições do concurso de acesso.
Referiu que para a socialização dos jovens, estão em curso a construção de campos desportivos, salas de representação e outras infra-estruturas sociais, para o seu benefício directo.
Aposta na Agricultura
O governador Daniel Neto apelou aos jovens a apostarem na agricultura, para contribuírem no aumento dos bens alimentares, evitando fome e pobreza no seio das famílias.
Para tal, afirmou que o Executivo lançou o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) , no âmbito da promoção do fomento da agricultura, incentivo à adesão dos jovens ao mesmo e alavancarem os seus programas, constituindo uma oportunidade de criar empregos e valorizar as riquezas do país.
Sob lema "Preservar e valorizar as conquistas alcançadas nos 50 anos da Independência Nacional", o Dia da Juventude Angolana é uma celebração anual que foi institucionalizada a 14 de Abril.
Constitui um símbolo da memória da Luta de Libertação Nacional e propõe uma reflexão sobre o papel da juventude no passado, presente e futuro do país, este ano.
A data homenageia Hoji-ya-Henda, símbolo de patriotismo e abnegação, reconhecido como patrono da juventude angolana.
Actualmente, os jovens angolanos estão focados não apenas na consolidação da paz e reconciliação nacional, mas também no desenvolvimento, inovação e modernidade para o futuro de Angola. JW/SEC