Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

NATO conta com sistema de combate baseado em Inteligência Artificial

    Angop logo
     Mundo           
  •  • Segunda, 14 Abril de 2025 | 18h11
Logotipo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Logotipo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Divulgação

Bruxelas - A NATO vai ter um novo sistema de combate baseado em Inteligência Artificial, que será implementado no Comando Aliado de Operações e que, segundo indicou hoje a Aliança, será um "passo significativo" na modernização das capacidades da organização, noticia a Lusa.

O quartel-general militar aliado (SHAPE), em Mons, no sul da Bélgica, disse, num comunicado, que a Agência de Comunicações e Informação da NATO (NCIA) e a Palantir Technologies empresa informática norte-americana, especializada em serviços para o governo dos Estados Unidos e da área financeira concordaram em adquirir o sistema, denominado Palantir Maven Smart System NATO (MSS NATO).

O director-geral da NCIA, Ludwig Decamps, afirmou que a tecnologia fornecerá à NATO "capacidades de Inteligência Artificial de ponta e personalizáveis e as ferramentas necessárias no campo de batalha moderno para operar de forma eficaz e decisiva".

A capacidade MSS da NATO permitirá aos comandantes e aos combatentes tirar partido, de forma segura e protegida, da Inteligência Artificial de ponta em operações militares importantes.

Ao dotar a Aliança de uma capacidade comum de combate baseada em dados, através de uma vasta gama de aplicações como a modelização de grandes linguagens ou a aprendizagem generativa e automática, a MSS vai melhorar a fusão de informações e a definição de alvos, a consciência do espaço de batalha e o planeamento, além de permitir acelerar a tomada de decisões, explicou a NATO.

A NATO referiu que espera depois adoptar outras capacidades inovadoras que estão a ser desenvolvidas em toda a Aliança, como modelos de Inteligência Artificial, modelação e simulação.

A iniciativa "demonstra uma parceria forte e duradoura entre a base tecnológica dos EUA e da Europa", afirmou a NATO, salientando que a aquisição do MSS foi "uma das mais rápidas da história" da organização.

Desde a definição dos requisitos até à contratação do sistema passaram seis meses e este será colocado no terreno nos próximos 30 dias. AM

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Indulto presidencial abrange 15 reclusos em Benguela

 Quarta, 16 Abril de 2025 | 21h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+