Niamey - O Níger e a Nigéria alcançaram quarta-feira um novo marco no restabelecimento das relações bilaterais com a realização, em Niamey, de um encontro oficial sob a linha do diálogo e da fraternidade, noticiou a agência APA.
A delegação nigeriana, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Yusuf Maitama Tuggar, foi recebida num contexto de alívio gradual, após vários meses de tensões diplomáticas entre os dois Estados na sequência da tomada do poder pelo Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) em Julho de 2023.
Abuja desempenhou um papel de liderança na adopção de sanções impostas ao Níger pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), medidas que causaram a deterioração das relações com Niamey.
Nas últimas semanas, os sinais de apaziguamento multiplicaram-se sobretudo com a recepção, em Março, do embaixador nigeriano pelo ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros, Bakary Yaou Sangaré.
No seu discurso de abertura, o representante nigeriano saudou o desejo partilhado de "renovar o fio do diálogo".
As discussões centraram-se na questão da segurança transfronteiriça, um assunto delicado tendo em conta o novo sistema de controlo implementado por Abuja na fronteira, o que levantou reservas do lado nigerino. CV