Ndalatando - Os dados do Censo Geral da População e Habitação de 2024, em Angola, serão apresentados definitivamente, em Dezembro deste ano, estando já certificados mais de 80% dos resultados.
De acordo com o director-geral do Instituto, Joel Futi, neste momento decorrem trabalhos de inquérito de cobertura que visam o apuramento e certificação dos dados recolhidos.
O responsável do INE falava hoje (segunda-feira) à imprensa, depois de um encontro com o governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar,
Joel Futi explicou que, apesar de ter terminado em Dezembro de 2024, o processo ainda continua em curso, com resultados positivos em torno da metas traçadas para a sua execução.
O director INE indicou que a instituição desembolsou recentemente quatro mil milhões de kwanzas para pagamento dos subsídios dos agentes que participaram directamente no Censo 2024.
Esclareceu que o montante serviu para o pagamento de subsídios de mais de 60 mil agentes censitários, inqueridores e técnicos de campo.
O INE tem ainda pendentes algumas obrigações com as empresas que prestaram serviço ao Estado, no quadro do Censo 2024, disse.
Recordou que o processo envolveu mais de 700 viaturas, para além de um número considerável de meios técnicos e informáticos.
Joel Futi enalteceu o facto de a província do Cuanza Norte ser a segunda de Angola a concluir o Censo de cobertura. LJ/IMA/IZ