Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Primeiro-ministro etíope em visita oficial ao Vietname

    Angop logo
     África           
  • Luanda • Segunda, 14 Abril de 2025 | 15h36
Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali
Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali
Joaquina Bento-ANGOP

Adis Abeba - O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, chegou hoje ao Vietname para uma visita oficial, a primeira de um chefe de governo do país africano desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1976.

De acordo com o jornal Addis Standard, citando uma reportagem da Agência de Notícias do Vietname (VNA), a viagem de Ahmed a Hanói é uma resposta a um convite do seu colega asiático, Pham Minh Chinh, durante o qual participará da Quarta Cúpula da Parceria para o Crescimento Verde e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (P4G).

A visita também representa o primeiro intercâmbio de delegações de alto nível entre os dois países em sete anos. Em reuniões anteriores com autoridades vietnamitas, ressaltou o comprometimento de Addis Abeba em fortalecer os laços bilaterais.

Em termos económicos, a Etiópia reconhece o Vietname como uma economia de mercado desde 2014, com comércio bilateral variando entre 10 e 15 milhões de dólares nos últimos quatro anos.

O MK Group, do país do Sudeste Asiático, se destaca com uma participação de 60% numa joint venture que produz cartões inteligentes em Adis Abeba.

Esta associação promove a cooperação em segurança cibernética e segurança da informação, especialmente em áreas relevantes para a defesa nacional.

As relações entre grupos políticos também são um destaque da visita, já que o Partido Comunista do Vietname mantém laços de cooperação com o Partido da Prosperidade Etíope e, anteriormente, com a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope.

Enquanto isso, o P4G Summit acontecerá de 14 a 17 de Abril sob o tema "Transição Verde Sustentável e Centrada nas Pessoas". Espera-se que o evento seja a primeira conferência multilateral de alto nível sobre crescimento verde, transição verde e desenvolvimento sustentável organizada em Hanói.

Reunirá entre 800 e 1000 delegados de mais de 50 países, organizações internacionais e empresas, incluindo chefes de Estado e de governo de vários países.

Espera-se que o conclave adopte a Declaração de Hanói, que reafirma firmemente o compromisso com o crescimento verde e sustentável centrado nas pessoas e a determinação de colaborar de forma responsável para enfrentar os actuais desafios globais. JM



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+