Adis Abeba - O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, chegou hoje ao Vietname para uma visita oficial, a primeira de um chefe de governo do país africano desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1976.
De acordo com o jornal Addis Standard, citando uma reportagem da Agência de Notícias do Vietname (VNA), a viagem de Ahmed a Hanói é uma resposta a um convite do seu colega asiático, Pham Minh Chinh, durante o qual participará da Quarta Cúpula da Parceria para o Crescimento Verde e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (P4G).
A visita também representa o primeiro intercâmbio de delegações de alto nível entre os dois países em sete anos. Em reuniões anteriores com autoridades vietnamitas, ressaltou o comprometimento de Addis Abeba em fortalecer os laços bilaterais.
Em termos económicos, a Etiópia reconhece o Vietname como uma economia de mercado desde 2014, com comércio bilateral variando entre 10 e 15 milhões de dólares nos últimos quatro anos.
O MK Group, do país do Sudeste Asiático, se destaca com uma participação de 60% numa joint venture que produz cartões inteligentes em Adis Abeba.
Esta associação promove a cooperação em segurança cibernética e segurança da informação, especialmente em áreas relevantes para a defesa nacional.
As relações entre grupos políticos também são um destaque da visita, já que o Partido Comunista do Vietname mantém laços de cooperação com o Partido da Prosperidade Etíope e, anteriormente, com a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope.
Enquanto isso, o P4G Summit acontecerá de 14 a 17 de Abril sob o tema "Transição Verde Sustentável e Centrada nas Pessoas". Espera-se que o evento seja a primeira conferência multilateral de alto nível sobre crescimento verde, transição verde e desenvolvimento sustentável organizada em Hanói.
Reunirá entre 800 e 1000 delegados de mais de 50 países, organizações internacionais e empresas, incluindo chefes de Estado e de governo de vários países.
Espera-se que o conclave adopte a Declaração de Hanói, que reafirma firmemente o compromisso com o crescimento verde e sustentável centrado nas pessoas e a determinação de colaborar de forma responsável para enfrentar os actuais desafios globais. JM