Camabatela - O Perímetro Irrigado do Luinga, no município Luinga, Cuanza-Norte, começou a ser reactivado, domingo, para o relançamento da produção de arroz e outros cereais, num investimento do Ministério da Agricultura e Florestas.
Com mais de 30 hectares, a reabilitação do perímetro vai contar com empresas especializadas para a reconstrução de equipamentos danificados como os canais de irrigação, as barragens e reparação das passagens hidraúcas (PH).
O ministro da Agricultura, que presidiu ao acto de reaproveitamento da infra-estrutrura, ladeado pelo governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, indcou que famílias camponesas também serão envolvidas no projecto, com a atribuição de parcelas de terras irrigadas.
Estas famílias, segundo o titular da Agricultura, serão formadas no manuseio de equipamentos agrícolas, como motos cultivadoras, tractores e charruas, no sentido de alavancar a produção.
Além da reabilitação do perímetro irrigado, Isaac dos Anjos garantiu igualmente a distribuição de gado bovino no âmbito das acções do repovoamento do Planalto de Camabatela.
O dirigente explicou que o objectivo do Executivo angolano é colocar a região do Planalto de Camabatela como a maior zona de produção agro-pecuária do país a julgar pelas suas condições climáticas e solos aráveis.
Para o governador João Diogo Gaspar, a reabilitação do Perímetro Irrigado do Luínga destacou o potencial da infra-estrurura para o aumento da produção agrícola na província e no país e a diversificação da economia.
Apontou a reabilitação das vias de acesso do município do Luínga, em especial, das suas zonas de produção, como os principais desafios do Governo, no sentido de incentivar e escoar a produção.
O governador apelou aos empresários a aplicar a inteligência artificial na agricultura no sentido de, além de aumentar os níveis de produção, melhorar a qualidade dos produtos.
O responsável provincial agradeceu o empenho do Ministério da Agricultura na reabilitação das infra-estruturas agrícolas na província.
Depois da cerimónia de início dos trabalhos de recuperação do Luinga, o ministro Isaac dos Anjos visitou toda o perímetro e constatou o estado das infra-estruturas de suporte, como diques, comportas, canais de irrigação, descasque de arroz e outros.
O Perímetro Irrigado do Luínga estava paralizado há mais de 30 anos. EFM/IMA/YD