Soyo – Cerca de 800 famílias afectadas pelas chuvas, no município do Soyo, província do Zaire, serão realojadas no bairro Militar, a partir de Outubro deste ano, onde decorre, desde Março último, a preparação de mil e 400 lotes de terrenos, no âmbito da auto-construção dirigida.
Trata-se de famílias que ergueram residências em zonas pantanosas e canais de drenagem de águas pluviais nos diferentes bairros periféricos da cidade do Soyo e que têm sido alvo de inundações cíclicas.
De acordo com o administrador municipal adjunto para a área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários, Adelino Kai, uma empresa parceira está a proceder ao loteamento da referida zona localizada na área de Kitona, que deverá culminar, também, com a construção da casa modelo.
De tipologia T3, a mesma deverá servir de modelo, segundo o responsável, que falou ainda do início, também em Março, do programa de electrificação do referido bairro com a montagem de dois mil e 503 postes de baixa e média tensão até Agosto deste ano.
“Queremos tornar o bairro Militar modelo daquilo que será o programa de requalificação de todos os bairros da cidade do Soyo”, asseverou.
Disse que esta zona periférica da cidade do Soyo, também será abrangida com 2.800 ligações domiciliares de água potável, no quadro do novo sistema de captação, tratamento e distribuição que começa em breve a ser erguido na circunscrição.
Adelino Kai vincou que a disponibilização dos serviços sociais básicos nos domínios da água potável, energia eléctrica e outros constitui uma das principais responsabilidades do Estado previstas no programa da auto-construção dirigida.
A cidade do Soyo conta, actualmente, com mais de 250 mil habitantes. PMV/JL