Luanda- O Presidente da República, João Lourenço, visitou hoje, sábado, o Complexo Escolar Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, situado no Morro Bento, município da Samba, cuja inauguração está prevista para este ano.
Com 77 salas de aulas, a infra-estrutura será inaugurada no quadro das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro.
A instituição escolar é afecta à Igreja Católica, mais com financiamento do governo angolano e vai garantir ensino do pré-escolar até 12º ano para cerca de 1.800 alunos.
Sem fins lucrativos, o equipamento vai proporcionar a sua autossustentabilidade com renúncia a qualquer tipo de especulação, incorporando um projecto educativo de excelência de matriz humanista cristã proporcionador de elevada formação holística.
No estabelecimento, o Chefe de Estado, acompanhado de altas entidades da Igreja Católica e de membros do Executivo, percorreu algumas áreas de serviço, tendo recebido explicações de como vai funcionar a mesma.
O complexo Dom Alexandre Cardeal do Nascimento é um projecto educativo que resulta da inspiração de leigos cristãos em parceria com a CEAST, numa justa homenagem ao único cardeal angolano que o país conheceu e que se tornou hoje realidade.
Infra-estrutras e equipamentos
Comporta três blocos de ensino com 77 salas, incluindo laboratórios, salas de arte e de música, sala multiusos com um espaço para exposições multiculturais, duas quadras desportivas multiuso, campo de futebol relvado com pista de atletismo e uma piscina semiolimpica.
Complementarmente, a escola contempla também um Centro de Formação de Professores com 27 salas, com a capacidade de albergar 564 alunos por turno, podendo funcionar em três períodos, totalizando cerca de 1.692 formandos por dia.
Integra ainda um bloco central que comporta a área administrativa, secretaria, salas de reuniões, gabinetes de direcção, salas de professores, de back office e arquivos , incluindo uma enfermaria, biblioteca, mediateca, cozinha, refeitório, pastelaria e padaria.
Tem igualmente incorporado um anfiteatro sofisticado com capacidade para 165 pessoas.
O complexo está equipado por um grupo gerador de 800 KVA, central de tratamento de água por osmose inversa e reservatórios de abastecimento de água com capacidade de 1.500 m3.
Função social
Como função Social, o projecto educativo visa a promoção da excelência e a elevação da qualidade de um ensino acessível à classe média, bem como para camadas mais vulneráveis, mediante a atribuição de bolsas de estudo por via de critérios de meritocracia.
Visa ainda a transmissão dos mais altos valores éticos morais e patrióticos, promovendo a criação de futuras gerações capazes de proteger a matriz identitária cristã.
Pontenciar o investimento no capital humano, elevando a qualidade da formação do centro de formação de professores integrado no estabelecimento de ensino é outro fim a prosseguir pela unidade.AFL/ART