Uíge – A Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) reafirmou hoje, terça-feira, na província do Uíge, o apelo ao equilíbrio e à isenção dos órgãos de Comunicação Social na cobertura das actividades eleitorais.
Os jornalistas devem respeitar os estatutos editoriais, a Lei de Imprensa, a ética e deontologia profissional e a observância das técnicas jornalísticas, despertou o membro do conselho directivo da ERCA Jorge Tiamba, no final de uma palestra sobre “Liberdade de Imprensa”.
Explicou que, em função das eleições gerais de Agosto deste ano, os jornalistas devem pautar por uma melhor actuação na cobertura e tratamento de informação das diferentes forças políticas do país.
Em relação à visita efectuada aos órgãos locais de Comunicação Social, o coordenador da delegação da ERCA disse que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos meios, os seus profissionais continuam a exercer as suas actividades.
Por sua vez, o preletor Carlos Manuel Calungo disse esperar que os jornalistas ponham em prática os conceitos adquiridos, para a criação de uma sociedade que respeite a liberdade e os valores humanos.
Explicou que a palestra teve como objectivo recordar os conceitos sobre liberdade de imprensa à luz do novo Código Penal, tendo em vista o pleito eleitoral de Agosto deste ano, e permitir o equilíbrio no exercício da actividade jornalística.