Caxito- Um desfile de professores, dança, música e marcha marcaram hoje, no município do Pango Aluquém, província do Bengo, o Dia do Educador.
Comemorado sob o lema "Os professores de que precisamos para a educação que queremos", foram homenageados no acto o professor mais velho, o gestor municipal do ano e a escola mais limpa do ano lectivo 2022/2023.
Numa mensagem, os professores solicitaram a construção de mais residências para acolher os docentes que laboram na municipalidade.
Já o sindicato dos professores, SINPROF, apontou a necessidade de se conferir melhores condições laborais e salários condignos aos docentes, bem como condenaram os actos de agressão física e psicológica que muitos têm sido alvo.
O vice-governador para o sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu, pediu a sociedade para refletir sobre o actual estágio do sistema de educação no país, e apelou à perservação dos traços caracteristicos da cultura nacional que resistem a força do tempo e as exigências da modernidade.
A este propósito , referiu-se ao respeito aos mais velhos, a coisa alheia, a propriedade colectiva, os símbolos nacionais, o valor do trabalho, entre outras.
Reiteirou o engajamento do governo provincial na contratação de novos professores e na melhoria das suas condições sociais.
O dia do educador foi institucionalizado em 1978 pelo primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto. IF