Dondo - A estação de captação, tratamento e distribuição de água, na localidade do quilómetro 34, município de Cambambe (Cuanza Norte), encontra-se inundada, em consequência do aumento do caudal do rio Lucala III.
O director de energia e águas da administração de Cambambe, Hermínio Diogo, disse que grande parte dos equipamentos estão submersos, facto que obrigou a desactivação dos painéis de electricidade.
Por inundação e interrupção do funcionamento da estação, a localidade de Cassoalala, com cerca de 4 mil habitantes, encontra-se, desde domingo, privada do abastecimento de água potável.
Hermínio Diogo considerou que está situação pode ocorrer sempre que se verificar chuvas intensas e causar inoperância precoce dos equipamentos, devido ao contacto constante com água, porque a estação encontra-se muito próxima do rio
Enquanto durar este problema a população está a ser abastecida por via de um camião cisterna com capacidade para 30 mil litros.
A estação de captação de água do rio Lucala III tem uma capacidade para 127 metros cúbicos/ hora e abastece igualmente a sede comunal de Zenza- do- Itombe, privada de abastecimento há mais de cinco meses, devido a problemas nas estações elevatória, ao longo da conduta com 33 quilómetros.
Em 2020 registou-se a mesma situação e também afectou o abastecimento de água potável à comunidade.