Luanda - Mais de vinte mil jovens foram formados, de 2018 até a data, em todo país, pelo Centro de Formação Tecnológica do ITEL (CFITEL), informou, esta sexta-feira, o director da instituição, Cláudio Gonçalves.
Os dados foram avançados durante a cerimónia de encerramento da II edição do BOOTCAMP, em alusão ao 11º aniversário da instituição, que contou com 306 participantes que frequentaram um treinamento intensivo nas áreas de redes de computadores, redes fixas, segurança electrónica e computação.
De acordo com o responsável, actualmente, as sociedades estão a ser dominadas pelas tecnologias, onde a inteligência artificial tem marcado cada vez mais presente no quotidiano.
Segundo Cláudio Gonçalves, é impossível desassociar o sector tecnológico do desenvolvimento de qualquer nação, por essa razão, tem se desenvolvido cada vez mais programas para esse sector.
“Já que a população angolana é maioritariamente jovem e as tecnologias devem estar integradas ao desenvolvimento da nação, é fundamental que a juventude seja formada nessas áreas para garantir competências necessárias para disputar em pé de igualdade as melhores vagas no mercado de trabalho e, consequentemente, empreender”.
Fez saber que a instituição que dirige tem levado a cabo um programa de formação gratuita em diversas províncias para potenciar os jovens localmente, com formação técnica tecnológica de qualidade para que possam, dentro das suas províncias, replicar os conhecimentos. MGM/ART