Luanda – Cem expositores estudantes de Luanda, Uíge e Cuanza Norte estão a apresentar, na capital do país, a partir de hoje (quinta-feira) até sábado, soluções inovadoras, na Feira de Inovação Tecnológica do ITEL (FITITEL), com vista a incentivar sua entrada para mercado de trabalho.
Os estudantes estão a expôr diversos projectos tecnológicos tendentes a impulsionar a economia digital no país.
A feira reúne na sua maioria expositores do Instituto de Telecomunicações (ITEL), que apresentam 60 projectos inovadores, bem como 10 startups .
Destes projectos, consta um aparelho que facilita pessoas com limitações visuais a fazer leitura ou reconhecer o ambiente onde estão inseridos com o uso de óculos inteiramente tecnológicos.
Segundo o director do ITEL, Cláudio Gonçalves, a feira tem como objectivo mostrar as valências e competências dos alunos, assim como congregar os estudantes e a classe empresarial.
Informou haver muitas empresas interessadas pelos projectos apresentados na FITITEL e muitas têm investido em diversos.
Em representação da equipa de expositores, Bruna Marta destacou a importância das tecnologias como sendo fulcrais para desenvolvimento socioeconómico nacional.
Com uma réplica do ANGOSAT-2 exposta pelo grupo, que também tem no seu stand pequenos satélites denominados "CanSat, Bruna Marta realçou o facto de os serviços do ANGOSAT trazem redução de custos e catapultarem a telemedicina.
Por outro lado, o expositor Celestino Lucas, membro da equipa dos estudantes provenientes do Uíge, além da moagem eléctrica de milho apontou terem levado uma caixa electrónica com a função de um gerador que funciona com 12W.
Avançou que o referido projecto tem como objectivo facilitar os agricultores nas zonas onde há dificuldades de corrente eléctrica.
Já Júlio Afonso, em representação da sua equipa, frisou estarem a apresentar um robot com capacidade de conservar água e energia para gerar alimentos.
Este mesmo projecto, avançou, vai concorrer no fim deste mês no mundial da Grécia.
A 15ª edição da FITITEL decorre sob o lema “Fintches como impulsionadoras da economia digital e independência financeira”, com objectivo de discutir as tendências da transformação digital, bem como promover o empreendedorismo e a criação de startups no sector financeiro.
Em 2023, a FITITEL contou com 80 expositores e 40 projectos inovadores.
No quadro da aludida Feira, foi realizada uma Mesa Redonda sob tema “ Fintechs e a Transformação Digital no sector financeiro, que teve como oradores Marcos Damião, representante do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (Infosi), Zedilson Almeida, da Unitel Money.
Fez igualmente parte de oradores, Berta Lucas, técnica de Integração de Sistemas de Informação do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC). AMC/SEC