Luanda - Vinte toneladas de resíduos sólidos são recolhidas mensalmente na província de Luanda, pela Associação dos Jovens Catadores de Materiais Recicláveis Angola (AJOCAMARC), informou este domingo, o seu presidente, Manuel Lourenço Salvador.
Falando à ANGOP, no quadro do desenvolvimento das suas actividades, explicou que essa recolha é feita com base no modelo porta a porta em residências, estabelecimentos comerciais e pontos de aglomeração de resíduos como valas, valetas, ruas, entre outros.
Após a recolha, os materiais são vendidos nas recicladoras do país, ao preço de 100 kwanzas por tonelada.
Sem avançar o valor arrecadado a nível nacional e local, garantiu ser um negócio rentável que tem permitido sustentar as suas famílias."É uma coisa nova para nossa realidade, mas posso dizer que vai criar ricos nessa nossa actividade", reforçou.
A Associação controla três mil e 500 catadores de resíduos sólidos, distribuídos em 67 cooperativas representadas nas províncias de Luanda, Bengo, Malanje, Uíge e Zaire.
AJOCAMARC é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar as condições de vida dos catadores de resíduos em Angola. SJ/PA