Cabinda – Catorze basquetebolistas do Misto de Cabinda em cadeiras de rodas beneficiaram, sexta-feira, de residências, num reconhecimento do governo da província pelas suas várias conquistas.
O tributo deve-se, essencialmente, a um conjunto de troféus ganhos por esse conjunto paralímpico ao longo dos últimos anos, tais como campeonatos nacionais, taças, dentre outras competições e prémios individuais da referida modalidade.
O Misto de Cabinda de Basquetebol Paraolimpicos em cadeiras de rodas tem no seu palmares, entre outras conquistas, 6 títulos de campeão nacional, 8 taças Lwuni, 2 Taças de Angola, 3 Super Taças, para além de ceder 8 atletas para a selecção nacional.
Na cerimónia de entrega, na zona do complexo residencial do Zongolo, o governador de Cabinda, Marcos Nhunga, referiu tratar-se de um gesto que reconhece a determinação e a coragem dos atletas pelos resultados alcançados, mesmo com as dificuldades na mobilidade para os locais dos certames, como a transportação e apoios financeiros.
"Foram atletas determinantes que condignamente souberam representar a província e conquistar títulos que orgulham a província e os amantes da modalidade", disse Marcos Nhunga.
Por seu turno, o vice-presidente da Associação Provincial do Desporto Adaptado em Cabinda, Pedro Sita Bimona, agradeceu o gesto do governo da provincia em nome do Misto local de basquetebol, tendo referido que a associação vai continuar ab trabalhar para que o desporto adaptado na região venha a conquistar o seu espaço.