Menongue – O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Cuando Cubango registou, desde Janeiro deste ano, 55 afogamentos, que resultaram em 49 mortes.
Comparativamente ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 15 afogamentos.
A informação foi avançada pelo subcomissário bombeiro Manuel Crespo dos Santos, que falava na celebração dos 41 anos de existência do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, assinalados quarta-feira (30 de Novembro).
O comandante dos bombeiros disse que os afogamentos ocorreram nos municípios de Menongue, com 46,Cuito Cuanavale e Dirico, com três, Cuchi e Cuangar, com um caso cada.
O responsável informou ainda que, no mesmo período, foram registados 151 incêndios, mais 41 ocorrências em relação ao período anterior.
Os incêndios ocorreram nos municípios de Menongue, com 129 ocorrências, Cuito Cuanavale, com oito, Cuchi, com cinco incêndios, Cuangar e Mavinga, com três cada, Calai, com dois, e o município do Dirico, com um incêndio.
O subcomissário bombeiro Manuel dos Santos referiu que o comando de bombeiros realizou 448 trabalhos de profilaxia nos objectivos económicos e sociais, 58 inspecções iniciais, 348 reinspecções e 201 vistorias, que ditaram em mil e 150 medidas de protecção contra incêndios.
No período em referência, o SPCB registou 19 ataques de jacaré, que resultaram na morte de 14 pessoas, entre criança e adultos, nove feridos, bem como quatro descargas eléctrica que provocaram a morte de oito pessoas e dois feridos.
Por seu turno, o delegado provincial do interior em exercício, comissário de investigação José da Cruz Kicumbi, apelou aos efectivos do SPC local a continuarem a sensibilizar a população para o cumprimento das medidas de prevenção contra incêndios e outras calamidades naturais.
O acto foi comemorado sob o lema “para salvaguarda da vida, do ambiente e do património, comemoremos o 30 de Novembro, Dia Nacional do Bombeiro”.
Foram realizadas várias actividades recreativas e desportivas, campanha de plantação de árvores, sensibilização contra incêndio em automóveis, palestras entre outras.