Caxito - Centena de jovens da província do Bengo, com destaque para os agentes recenseadores, marcharam hoje, sábado, pelas artérias da cidade de Caxito para sensibilizar e pedir a colaboração da população para o Censo que arranca no dia 19 de Setembro.
“Saímos a rua para mostrar a população que o Bengo está presente. Actos do género estão a ser realizados em todos os municípios da nossa província”, explicou o coordenador do grupo técnico provincial do Censo no Bengo, João Baptista.
Sobre a realização do Censo, o resposável disse que a logística está acautelada, prossegue a sensibilização da população e os meios técnicos estão já disponíveis.
Para as zonas de difícil acesso, João Baptista explicou que os recenseadores vão trabalhar com as Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Polícia Nacional (PN), órgãos encarregues do apoio logístico, em termos de viaturas pesadas, helicópteros e lanchas.
A formadora Délvia Cacuandi, que participa pela primeira vez no Censo, considera que está a ser uma experiência muito boa, pois antes não tinha noção de como o processo é abrangente e importante para a sensibilização da população.
João Rodrigo, recenseador, disse estar preparado e apelou à populção a receber bem os recenseadores, pois estarão a cumprir uma tarefa em prol do país.
A recolha de dados terá a duração de 30 dias e vai abranger os 164 municípios, 562 comunas, distritos, bairros e aldeias das 18 províncias do país, tanto nas áreas urbanas como nas rurais.
Para a província do Bengo estão disponíveis 1.536 agentes de campo. CJ/SC