Ondjiva – Associações juvenis da província do Cunene foram aconselhadas, neste sábado , em Ondjiva, a preservarem a paz e as conquistas alcançadas durante 20 anos.
O apelo foi feito pelo chefe do Departamento da Cultura no Cunene, Raimundo Kunanga, durante o acto de entrega de enxovais a dois bebés da Maternidade do Hospital do Ekuma, por ocasião da jornada "Abril Jovem".
Neste contexto, sublinhou que os jovens e as associações devem intensificar actividades de carácter social e cultural, nos tempos livres, para salvaguardar a paz e a reconciliação nacional
“Neste mês, consagrado à juventude, devemos reflectir sobre o nosso papel e sobre o espírito patriótico na sociedade, a respeito da nossa contribuição para o desenvolvimento social e económico do país e para o bem-estar da população”, disse.
Aconselhou a juventude do Cunene a manter o espírito de respeito e a manifestar um comportamento responsável que sirva de exemplo para outros .
Raimundo Kunanga acrescntou que, nesta senda, devem abster-se das práticas de violência e vandalização de bens públicos e privados, uma vez que elas minam a sã convivência na sociedade, para além de afectarem o bem-estar de todos.
A jornada "Abril Jovem" visa celebrar o 14 de Abril, dia consagrado à juventude angolana, em homenagem ao herói José Mendes de Carvalho, também conhecido por Hoji-Ya-Henda, morto em combate a 14 de Abril de 1968, no Moxico, durante um assalto ao Quartel de Karipande.