Icolo e Bengo - A vacinação animal para a prevenção da raiva teve início esta segunda-feira, no município do Icolo e Bengo, com uma previsão de imunizar gratuitamente, mais de quatro mil animais, entre cães, macacos e gatos.
Em entrevista a ANGOP, o director da Agricultura e coordenador da campanha, Salomão Cahumba, fez saber que, com o fito de abranger todos os animais no município, o Governo disponibilizou mais de 10 mil doses de vacinas contra a raiva.
Nesta primeira etapa estão montados postos de vacinação no distrito urbano de Catete e no de Bela Vista, e, posteriormente, as demais circunscrições serão contempladas.
Segundo o responsável, em virtude dos longos quilómetros que separam uma comuna ou distrito do outro, no município do Icolo e Bengo, a campanha de vacinação não terminará no sábado, tal como se prevê para os demais municípios e províncias, visando imunizar o maior número possível de animais.
Para o efeito estão cinco brigadas no terreno, cada uma com igual número de técnicos, nomeadamente nos bairros Tari, Kanzogi, Wala e Terra Nova.
Entretanto, para a execução da actividade sem sobressaltos, a comissão espera pelo apoio de uma viatura todo terreno, para transportar brigadas à comunas como Caculo Cahango, que dista a mais de 100 quilómetros da sede municipal, bem como farnel e água para os vacinadores.
As brigadas são móveis, por isso, sempre que necessário se deslocarão para outras localidades que estão previamente a serem sensibilizadas por via de um megafone, sobre o acto.
A campanha de vacinação animal contra a raiva foi lançada no dia 31 de Outubro, a nível nacional, com o término previsto para o dia 09 do corrente mês. AJQ