Lisboa (Da correspondente) - Um livro intitulado “Angola a geração da transição”, de autoria do governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, foi apresentado sexta-feira, em Lisboa (Portugal), pela Âncora Editora.
No livro autobiografia de um servidor público, com 342 páginas, o autor reflecte o percurso histórico, desde os princípios da luta de libertação pela independência de Angola do jugo fascista português.
Archer Mangueira enfatiza a sua vivência com proeminentes figuras deste processo libertador que o motivaram a enveredar pelo mesmo caminho de luta e glória.
Por seu turno, o apresentador da obra, José Octávio Serra Van- Dúnem, ressaltou que Archer Mangueira apresenta acontecimentos vividos no período da independência, permitindo assim a que muitos relembrem o passado.
Segundo o académico e sociólogo, o livro é mais um documento que vai servir de pesquisa para os angolanos.
Durante a apresentação, o autor disse ter sentido a necessidade de escrever o livro, de forma a incentivar os jovens a se dedicarem em causas para o desenvolvimento do país.
Archer Mangueira, que nasceu em Luanda, em setembro de 1962, é licenciado em economia pela Escola Superior de Economia de Berlim “Bruno Leuschener”. Possui, entre outros, uma pós graduação nas áreas de macroeconomia e microeconómica e economia de finanças públicas.
O actual governador da província do Namibe foi também ministro das Finanças, presidente da Comissão de Mercados de Capitais, assessor do Presidente da República para os Assuntos Económicos, secretário de Estado e vice-ministro do Comércio.
Prestigiaram a cerimónia, a Cônsul de Angola em Lisboa, Vicência de Brito, políticos, docentes e discentes, entre outros convidados. EJM/DC