Lubango - Noventa e uma toneladas de material ferroso de origem duvidosa foram apreendidas em posse de dois estrangeiros, no domingo (30), no município do Lubango, província da Huíla, pela Polícia Nacional.
Os envolvidos são um maliano de 28 anos de idade e um serra-leonense de 47, cuja mercadoria tinha como destino a província da Luanda.
A informação foi avançada à imprensa pelo porta-voz do Comando provincial da corporação, inspector-chefe José Nongava, tendo dito que a detenção ocorreu por volta das 19 horas, na Estrada Nacional (EN) 280, nas imediações do mercado do Mutundo.
Detalhou que o material estava a ser transportado por dois camiões contentorizados, um com 49 toneladas e outro com 42, constando entre a carga tampas de sarjetas, que se presume terem sido retiradas de forma fraudulenta na via pública.
Disse que os dois estrangeiros são proprietários de casas ilegais de comércio de material ferroso adquirido de forma clandestina.
José Nongava afirmou ainda que o material apreendido foi entregue à Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), para a devida avaliação. BP/MS