Lobito - Cento e noventa e cinco crianças desfavorecidas, pertencentes a um centro educativo do Lobito (Benguela), beneficiaram de kits escolares doados pela Africa Global Logistics, na sua primeira acção de responsabilidade social, soube a ANGOP, esta quinta-feira.
A África Global Logistics é o consórcio que está a explorar o cais polivalente (carga geral e contentorizada) do Porto do Lobito, desde o dia 11 de Dezembro de 2023, por um período de 20 anos.
De acordo com a responsável da AGL, Paula Gonçalves, entre o material constam cadernos, esferográficas, lápis, pastas, livros, dentre outros.
O centro, denominado "Ondjango Yapongolola", afecto à igreja Católica, controla três escolas nos bairros do Compão, Cabaia e Cassai.
Falando da condição social dos petizes, o responsável em exercício do centro, Ernesto Yomindo, disse que muitos pais saem para ir trabalhar nas lavras de manhã cedo e não têm tempo para levar as crianças ao centro.
"Nós, como operadores, saimos para buscar as crianças em casa e arranjamos parcerias para poder sustentá-las", informou.
Por outro lado, o responsável da Rotery Club do Lobito, Viriato Santos Pinto, afirmou que uma das acções da sua instituição é conseguir parcerias para ajudar crianças de famílias vulneráveis.
Tendo em conta o início recente do ano lectivo 2024/25, contactou a AGL, enquanto parceiro, para fazer a doação de material escolar.
"Este centro tem um grupo grande de crianças que precisam do nosso apoio. Dentro do nosso escopo, temos a criança como prioridade, por isso, viemos fazer esta acção de solidariedade", afirmou. TC/CRB