Caxito – O vice-governador do Bengo para o sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro, ressaltou hoje, quarta-feira, a importância que o Executivo tem prestado ao sector da saúde com avultados investimentos em novas unidades hospitalares de referência e na formação do capital humano em diversas especialidades.
Ao intervir no acto provincial do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde (25 de Setembro), o governante referiu que com esses investimentos estão lançados os desafios para que os trabalhadores da saúde fiquem em sintonia com os esforços do Executivo e possam prestar um melhor atendimento às populações que necessitam dos serviços de saúde.
“De nada vale termos apenas hospitais modernos e bem equipados, se assistirmos a um tratamento inapropriado por parte dos profissionais em quase todos os escalões”, sublinhou
Realçou que a humanização e a ética nos serviços de saúde são dois elementos primordiais no exercício da profissão, para valorização da dignidade humana, tendo por isso pedido aos profissionais da saúde que coloquem o amor ao próximo, aquando do atendimento aos utentes.
A falta de empatia para com os pacientes, a demora ou o mau atendimento, a excessiva burocracia no encaminhamento destes, a demora na entrega de relatórios médicos, os diagnósticos errados e a ausência de sigilo profissional, são ainda alguns males presentes nos nossos hospitais, apontou.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Saúde, Domingos Goulão, reconheceu o empenho e dedicação dos trabalhadores de saúde e pediu que continuarem a desempenhar com brio a sua missão em prol do bem-estar da população.
Para celebrar a data, centena de profissionais do sector na província do Bengo marcharam na localidade de Açucareira sob o lema "Trabalhadores da saúde, rumo a qualidade de saúde nas comunidades”.
Numa mensagem os trabalhadores da saúde no Bengo agradeceram o trabalho do governo provincial para a melhoria das condições laborais e sociais dos profissionais do sector. MD/CJ/PA