Moçâmedes - Um grupo empresarial do sector pesqueiro entregou, esta semana, uma tonelada de pescado, para melhorar a dieta dos pacientes do Hospital Materno-Infantil do Namibe, na cidade de Moçâmedes.
O gesto da empresa Tiyan Yi He Pescas LDA foi testemunhado pelo vice-governador provincial para o Sector Politico, Económico e Social, Abel Kapitango, para quem a iniciativa vai ajudar a minimizar as dificuldades do hospital.
Disse que o Governo está a desenvolver uma campanha que visa mobilizar todos os parceiros sociais para as causas nobres.
Com esta doação, afirmou, os recursos que eram destinados à alimentação serão canalizados para outras acções.
Aproveitou a ocasião para apelar à classe empresarial para participar na campanha de modo a ajudar o Hospital a atender à demanda.
Por seu lado, o director do Hospital Provincial Materno-Infantil, Pedro Yamaha, agradeceu a iniciativa da empresa, tendo lembrado que a sua unidade hospitalar é a maior da província em termos de morbilidade e internamento.
Disse que, nos últimos seis meses, o Hospital tem estado a servir entre 270 a 300 refeições, como pequeno-almoço, almoço e jantar.
Salientou ainda que o Hospital tem uma média diária de 200 pacientes internados, entre crianças, mulheres em trabalho de parto e outras patologias.
A unidade regista alta morbilidade e uma taxa de internamento que ocupa 90% da sua capacidade, sendo que a malária se destaca entre as patologias, seguida da má nutrição e da prematuridade, segundo ainda o director.
"Neste momento, temos uma média diária de 200 internados, entre crianças e mulheres em trabalho de parto. O Hospital tem a capacidade de 300 camas”, precisou.
Por seu turno, a Tiyan Yi He Pescas-LDA afirmou estar atenta à realidade do país e da província, em particular, adiantando que estará disponível a apoiar "sempre que houver disponibilidade". VR/FA/IZ