Sumbe – A governadora da província do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, apelou, esta quarta-feira, no Sumbe, ao comprometimento dos profissionai de saúde com a humanização dos serviços do sector.
A governante, que falava na entrega das guias de colocação a 991 novos quadro inseridos no sector, pediu responsabilidade e rigor durante o exercício das suas funções.
tTrata-se de profissionais distribuídos em 506 da carreira de enfermagem, 300 de técnicos de diagnósticos e terapia, 165 de apoio hospitalar e 20 do regime geral, repescados nos candidatos que, por exiguidade de vagas não haviam sido admitidos no concurso público realizado em 2022, para o provimento das necessidades do novo Hospital Geral do Cuanza-Sul.
A governadora afirmou que os profissionais de saúde têm que ter maior responsabilidade, coragem e zelo no exercício desta nobre missão e que sejam resilientes, pois é preciso cuidar dos pacientes com amor, dedicação e profissionalismo.
“É preciso cuidar dos pacientes com amor, empatia, dividir e partilhar os problemas, já que a população está expectante com o cumprimento da vossa missão que é salvar vidas”, frisou.
Para Mara Quiosa, urge a necessidade de os profissionais de saúde contribuírem no desenvolvimento do país.
Por seu turno, o director do gabinete local da Saúde, Nelson Camilo, explicou que os 991 novos quadros constam na quota adicional de actualização de admissão de novos profissionais do sector da saúde na província.
Acrescentou que o processo de inserção decorreu de 20 de Julho a 9 de Agosto do corrente ano, numa altura em que faltam apenas por inserir no SIGFE, dois agentes, que por razões técnicas ainda não foi possível, mas já está a ser solucionado pelos técnicos da direcção Nacional do Orçamento do Estado do Ministério das Finanças. Cij/LC/ALH