Ondjiva- O especialista em medicina interna do Hospital Geral do Cunene "Simione Mucune", Hugo Wilson, recomendou, esta sexta-feira, aos portadores de diabetes no sentido de manterem o controlo dos níveis e cumprirem com o rigor o tratamento indicado pelo médico, no sentido de evitar complicações.
Diabetes é uma doença crónica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – harmónio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.
Sua falta provoca deficit na metabolizarão da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Em declarações à ANGOP, a propósito do 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabete, disse que muitos dos casos que dão entrada na unidade sanitária,são de pacientes em estado crítico de neuropatia e outras doenças crónicas, produto de uma diabete não controlada.
Hugo Wilson salientou que a prevenção da diabete nem sempre é possível, mas há formas de manter controlada, salientando a necessidade dos portadores manterem os valores da glicemia controlado, melhorar hábitos alimentares, praticar exercício físico e monitorar o controlo da doença.
Considera fundamental que os cidadãos pautem por uma dieta alimentar saudável e façam exercícios diários com vista a prevenir casos da doença e caso notar sintomas procurar fazer consulta médica para o diagnóstico mais preciso, referiu.
Segundo o responsável, uma vez diagnosticado o médico deve indicar uma série de análises para descartar complicações futuras como cegueira, danos renais crónicos, enfermidades do coração, infarto de miocárdio, úlceras, infecções e amputações.
Entretanto, apontou como principais sintomas da doença o excesso de apetite, sede constante, vontade de urinar de forma frequente, perda de peso, fraqueza, entre outros.
O especialista esclareceu a existência de quatro tipo de diabetes, sendo do Tipo 2 há mais frequente estando associado ao estilo de vida, mal hábitos alimentares (consumo excessivo de carbohidratos , gordura e doces), históricos familiares, sedentarismo e obesidade.
O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991 a 14 de Novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
Globalmente, estima-se que 422 milhões de adultos viviam com diabetes em 2014, em comparação com 108 milhões em 1980.
A prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta.
Isso reflecte um aumento nos factores de risco associados, como sobre peso ou obesidade.FI/LHE/SEC