Ndalatando - A vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Constantina Pereira Furtado, instou hoje (sexta-feira) os recém-licenciados a apostarem no empreendedorismo para aplicação dos conhecimentos adquiridos e promoção do auto-emprego.
A responsável falava na cerimónia de outorga de 407 graduados nos cursos de Administração Pública, Contabilidade e Gestão, Informática de Gestão, Análises Clínicas e Electrotecnia no Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd).
Para Constantina Pereira Furtado, a conclusão de cursos de licenciatura deve representar uma oportunidade para a promoção da criatividade, através da idealização de iniciativas empreendedoras que ajudem a geração de negócio próprio e participação activa no desenvolvimento da economia nacional.
Considerou os cursos ministrados na instituição como merecedores de referência no desenvolvimento da província e do país, em geral.
De acordo com a vice-governadora, a outorga de diplomas é uma demonstração da aposta do executivo em reforçar investimentos na área de formação de quadros e investigação científica para o desenvolvimento da nação.
Por seu turno, o vice-presidente do ISPNd, Lucas Piedade Cassinda, destacou o facto da instituição lançar no mercado os primeiros quadros na especialidade de electrotecnia, considerada uma formação estratégica para o melhor aproveitamento do potencial energético da província.
Lucas Cassinda destacou ainda o facto de a instituição estar pronta para contribuir no reforço da assistência médica à população na província, na área de análises clínicas.
Criado em 2011, o Instituto Superior Politécnico de Ndalatando ministra os cursos de Administração Pública, Contabilidade e Gestão, Informática de Gestão, Análises Clínicas, Electrotécnia, Enfermagem e Direito.
Neste ano académico tem matriculados mais de três mil estudantes, assegurados por 74 docentes. LJ/IMA/YD