Ondjiva – A técnica dos serviços de Estomatologia do Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, Neusa Gonçalves, sugeriu hoje, segunda-feira, a realização regular de consultas dentárias.
Em declarações à ANGOP a propósito da comemoração do 3 de Outubro, Dia Mundial do Dentista, Neusa Gonçalves disse que as pessoas devem procurar os serviços de estomatologia no mínimo duas vezes por ano, para o tratamento dentário.
Lembrou que por meio de exames que o profissional presta ao paciente, se consegue diagnosticar e prevenir doenças que podem se manifestar na boca, como gengivites ou câncer de boca.
Explicou que uma boa higiene bucal contribui na diminuição do risco de desenvolvimento de problemas da cárie dentária, uma das enfermidades que afecta 90 por cento da população.
Neusa Gonçalves fez saber que o serviço de Estomatologia do Hospital Geral de Ondjiva atende, diariamente, 20 pacientes na extracção de dentes, dos 40 a 50 que ocorrem as consultas.
A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, conta com duas clínicas privadas de extracção de dentes, com os preços a variarem entre seis a oito mil kwanzas.
O Dia Mundial do Dentista é comemorado anualmente em 3 de Outubro.
O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e à saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.
A comemoração surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos nesta data no ano de 1840, a Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos Estados Unidos da América.