Ondjiva – O incumprimento das medidas de prevenção contra àCovid-19 de vendedores e compradores nos mercados informais de Oshomukuio e Alemanha, da cidade de Ondjiva, pode incentivar a propagação dos casos da pandemia na província do Cunene.
Numa ronda efectuada pela Angop, hoje, sexta-feira, a nível dos dois mercados constatou-se o movimento de pessoas sem máscaras, cumprimento do distanciamento, assim como deixaram de existir os pontos de lavagem das mãos, como se observou no princípio da pandemia.
A nível dos bancos da cidade de Ondjiva, o cenário é diferente, verificando-se grupos reduzidos de pessoas a levantar dinheiro nos multicaixa, cumprindo com o distanciamento físico.
Para reverter este comportamento nos mercados, o Gabinete Provincial de Saúde e parceiros estão a promover acções de sensibilização nestes locais, com vista a despertar a população a cumprir com as medidas de biossegurança.
Em declarações à Angop, o porta-voz da Policia Nacional no Cunene, intendente Nicolau Tuvecalela, disse que as pessoas estão sempre a ignorar as medidas de biossegurança, mesmo vendo o risco de contaminação que correm.
Por isso, disse que o patrulhamento nos mercados e outros locais será reforçado para impedir a desobediência dos cidadãos e outras práticas que colocam em risco o bem-estar das famílias.
A província possui 237 casos activos, tendo nas últimas 24 horas registado 24 casos, 17 recuperados e um óbito.