Talatona- Um total de 200 bolsas de sangue foram doadas, hoje domingo , ao Instituto Nacional de Sangue (INS), em Luanda, pela comunidade indiana residente em Angola.
A doação que contou com a participação de 200 doadores indianos, foi promovida pela associação ISMAIL CIVIC no quadro da sua responsabilidade social e das jornadas de celebrações dos 75 anos de independência da república da Índia, assinalar-se a cinco de Agosto.
Em declarações à ANGOP a embaixadora da India, Pratibha Parkar, que a falava a propósito da segunda campanha, disse ser uma forma de exprimir o sentimento de solidariedade e irmandade existente entre as duas comunidade.
Segundo a diplomata, o seu país é considerado uma farmácia a nível do mundo ,que durante o período da pandemia da covid-19 forneceu vacinas a mais de 180 países, nesta senda de solidariedade, decidiram dar uma tenção especial a área de hemoterapia.
A medica chefe de departamento de qualidade da INS, Wato Mdjeka, deu a conhecer que a falta de dadores tem feito com que a instituição seja obrigada a solicitar aos parentes dos doentes, que necessitam de transfusão, no sentido de doarem sangue o que torna complicado o caso de pacientes provenientes de zonas mais recônditas.
Disse que o centro de oncologia, maternidades e a pediatria ,que precisam de sangue diariamente, serão os locais indicados para entrega das bolsas doadas pelos indianos. MAG.