Luanda – O médico cardiologista Mauer Alexandre da Ascensão Gonçalves defendeu hoje, quarta-feira, a primeira Tese de Doutoramento na área da saúde na Universidade Agostinho Neto, na especialidade de Ciências Biomédicas com o tema: “Alterações electrocardiográficas e sua associação com factores de risco cardiovascular em estudo de base populacional no norte de Angola”.
O trabalho de pesquisa baseou-se na recolha de amostras sobre a alteração electrocardeográfica e sua associação com factores de risco cardiovascular, de dois mil 379 cidadãos em idades compreendidas entre 15 e 81 anos, realizado de Setembro de 2013 a Março de 2014, na província do Bengo.
Segundo o autor, são raras as pesquisas cardio executadas para população negra, o que considera ser necessário dado aos diferentes grupos populacionais.
“Dos dois mil 370 inqueridos, 889 são homens e mil e 490 mulheres, sendo os índices menores mais prevalecentes em homens e os mais altos em mulheres”, frisou.
Por sua vez, a coordenadora de Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN, Ema Fernandes, fez saber qualquer formação em Angola representa uma mais-valia, tanto a nível de conhecimentos científicos como a favor da população, e esta em particular facilitará os clínicos especialistas de cardiologia e não só, na avaliação da alteração cardiovascular dos pacientes a fazerem comparação com o que é habitual em Angola, contrariamente ao que acontecia antes, em que tinham como referência os dados dispostos a nível mundial.
"Assim poderão obter resultados mais próximos ao da nossa realidade, de forma mais rápida e eficaz, o que se converte em uma grande conquista para o país, principalmente para a área de cardiologia", frisou.
Mauer Gonçalves é médico especialista em Cardiologia e docente assistente de Investigação da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.