Ambriz - Um centro de saúde, com capacidade de internamento de 40 camas foi inaugurado, esta sexta-feira, na comuna de Bela Vista, município do Ambriz, província do Bengo.
Orçada em 110 milhões Kwanzas, a unidade sanitária possui banco de urgência, laboratório, maternidade, consultório médico, pediatria, farmácia, PAV, área administrativa, balneários e os serviços serão assegurados por um médico e 12 técnicos de saúde.
Com a sua reabilitação e ampliação, no quadro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a unidade sanitária ganhou 40 camas, três salas de internamento (duas salas para adultos e uma de pediatria), novas instalações para acomodar a área administrativa e outros serviços de apoio.
O centro ganhou uma nova maternidade com área para consulta pré-natal, oito camas para parturientes acopladas com berços e poderá atender dois partos em simultâneo.
Na ocasião, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, destacou a importância da infra-estrutura para o atendimento aos utentes, condições de trabalho dos profissionais.
A comunidade da Bela Vista, representada pelo soba Mateus Mabiala, agradeceu o Executivo por esse bem e solicitou uma ambulância, a asfaltagem dos 63 quilómetros da via de acesso a comuna para facilitar o escoamento de produtos.
O município do Ambriz tem uma rede sanitária composta de nove postos de saúde, dos Centros de saúde e um hospital municipal, com 65 técnicos e oito médicos.