Huambo - O secretário do PRS no Huambo, António Soliya Selende, defendeu hoje, sexta-feira, o cumprimento da Lei de terras, tanto pelo Governo, como pela população, que clama por indemnização de alguns espaços agrícolas, actualmente alvos de projectos sociais.
O responsável partidário falava no final de uma visita ao bairro da Juventude, periferia da cidade do Huambo, onde a população alega estar a ser retirado os seus terrenos sem qualquer compensação, para a implementação de projectos sociais.
Na ocasião, António Soliya Selende pediu o cumprimento das orientações favoráveis do Tribunal Provincial do Huambo, com o objectivo de proporcionar o bem-estar socioeconómico deste segmento social.
Segundo o político, para uma maior harmonia social e cultural, é importante indemnizar a população residente ou proprietária de espaços fundiários herdados aos seus antepassados, apesar da necessidade de se construir infra-estruturas públicas ou privadas, com foco no bem comum.
António Soliya Selende apelou para um maior esforço na fiscalização dos direitos fundiários da população, para a resolução dos conflitos vigentes, bem como a formação de líderes tradicionais e religiosos empenhados em auxiliar as comunidades na resolução das questões de interpretação, promoção e aplicação da lei.
Nas últimas eleições gerais, realizadas a 24 de Agosto de 2022, ganhas pelo MPLA, o PRS não elegeu qualquer deputado pelo círculo eleitoral da província do Huambo, ao obter quatro mil 704 votos, equivalente a 0,86 por centos, de um total de 561.326 eleitores que afluíram às urnas para exercer o direito de cidadania. ZZN/ALH