Huambo – A implementação de Plataformas Integradas de Informação Policiais (PIIPS) incluindo o sistema de gestão de pessoal e quadros, constitui um dos principais eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Polícia Nacional, para o período 2022-2027.
O facto foi tornado público, esta quarta-feira, pelo director de Telecomunicações e Tecnologias de Informação da Polícia Nacional, comissário José Paulo Agostinho, que falava na abertura do Concentrado Metodológico dos especialistas deste órgão, em representação do comandante-geral da corporação, comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos.
Na ocasião, o oficial comissário disse que o sistema integrado de gestão de pessoal e quadros, com perto de 100 mil registos do efectivo da Polícia Nacional, iniciou a sua produção em 2023, assim como outros subsistemas que entraram em funcionamento este ano.
Explicou que um dos eixos do Plano Estratégico do Desenvolvimento da Polícia Nacional, para o quinquénio (2022-2027) cinge-se na interligação do Comando Geral aos órgãos centrais e comandos provinciais, cuja implementação da rede privada decorre por via da MPLS.
Acrescentou que a instalação desta rede foi concluída a 100 por cento, com os comandos provinciais, enquanto os órgãos centrais estão a ser interligados por via da rede fibra óptima e por micro-ondas, com um grau de execução de 50 por cento.
O comissário José Paulo Agostinho referiu-se, igualmente, à melhoria e ampliação do sistema de comunicação rádio, actualmente em vias de implementação.
Disse estar a decorrer, também, o processo de implementação da segunda fase do Projecto de Inovação de Segurança Pública, com a construção de cinco centros municipais na província de Luanda (Cazenga, Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Talatona e Viana) que actuarão num escalão de jurisdição própria operacional, com a expansão da rede de fibra óptica.
Prosseguiu que este projecto incluiu o aumento das câmaras de videovigilância no casco urbano e suburbano, com a superintendência do Centro de Comando e Controlo.
Contudo, admitiu que estas acções têm trazido vários benefícios, principalmente, no domínio da gestão de pessoal e quadros num ambiente computorizado, comunicação VOIP, Nuvem privada, os e-mails institucionais, a visualização em tempo real do posto fronteiriço da Santa Clara, na província do Cunene e da Ilha do Cabo, em Luanda.
Salientou que a concretização destes projectos tem resultado da aposta na formação e capacitação dos técnicos da Direcção de Telecomunicações, e Tecnologias de Informação, por via de convénios com instituições de ensino público/privadas, tanto nacionais, como internacionais, para o intercâmbio de conhecimentos e certificações nestes domínios.
Sobre o evento, que decorre sob o lema “Padronizar as telecomunicações para uniformização dos serviços”, disse que o mesmo visa criar estratégias de execução prática dos projectos na especialidade, aliados ao Plano Estratégico de Desenvolvimento da Polícia Nacional e, ao mesmo tempo, dotar os técnicos de conhecimentos sobre os avanços tecnológicos em desenvolvimento na corporação e não só.
Com a duração de dois, o concentrado metrológico tem, ainda, o objectivo de colher contributos na especialidade, para facilitar o processo de desenvolvimento tecnológico, aliado ao plano do Executivo relacionado a simplificação de processo, com vista à aproximação e diminuição da burocracia dos serviços públicos aos cidadãos. ALH