Moçâmedes - O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, enalteceu, esta sexta-feira, a dimensão política do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto, cujo centenário do seu nascimento assinala-se a 17 de Setembro.
Ao intervir na abertura das jornadas comemorativas do centenário de António Agostinho Neto na província do Namibe, Archer Mangueira referiu que o objectivo desta actividade é partilhar com as gerações mais novas o legado do Presidente Neto.
Na ocasião, o governador explicou a importância das palavras de ordem lançadas pelo fundador da Nação, entre as quais, “ao inimigo nem um palmo da nossa terra”. “de Cabinda ao Cunene um só povo e uma só nação“, bem como “o mais importante é resolver os problemas do povo”.
Archer Mangueira explicou, aos presentes, em que contexto cada uma dessas palavras de ordem foram lançadas, tendo sublinhado a visão política e estratégica do primeiro Presidente da República de Angola.
No acto, o administrador municipal em exercício de Moçâmedes, Humberto António Multijet, lembrou que o evento visa valorizar a figura de Agostinho Neto e aflorar a sua dimensão humanista.
As jornadas comemorativas reservam várias actividades de carácter social e cultural.