Dondo - O secretário para Informação do Comité Municipal do MPLA em Cambambe, Xavier Augusto Domingos, apelou aos militantes do seu partido a primarem pelo civismo durante a campanha eleitoral e a respeitarem as diferenças ideológicas.
Ao intervir esta segunda-feira numa acção de sensibilização dos militantes daquela formação política considerou que as eleições, como momento de festa e consolidação da democracia, não devem ser marcadas por actos de desacatos ou qualquer espécie de violência.
Na ocasião, defendeu, ainda, que cada partido deve conquistar o eleitor, através do seu programa de governação, promover a harmonia e a boa convivência entre angolanos.
Os angolanos vão às urnas no próximo dia 24 de Agosto, pela quinta vez, para eleger o Presidente da República, o Vice-presidente e os deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras eleições aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Para o presente pleito foram registados 14,399 eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro, estes últimos exercem o seu direito de voto pela primeira vez.
Do total de eleitores esperados, mais de metade está concentrado nas províncias de Luanda, Huila, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.
As quatro províncias perfazem 8,211 milhões de eleitores, ou 57,2 por cento, dos quais 4,671 milhões só em Luanda (37%).
A província do Cuanza-Norte tem 249.961 (1,7%) eleitores.