Huambo – O primeiro-secretário do MPLA no município do Huambo, Gabriel Cassuia, encorajou, este sábado, o Executivo para a necessidade de continuar apostar na implementação de políticas voltadas ao fomento da produção nacional, para a diversificação económica.
Ao intervir no final da marcha de apoio ao líder do Partido e Presidente da República, João Lourenço, político disse ser importante que a população olhe para agricultura com “muita seriedade”, para tornar o país auto-suficiente do ponto de vista alimentar.
Adiantou que os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA no município do Huambo saíram às ruas para expressar, em marcha, apoio incondicional ao Presidente João Lourenço, pela dedicação à democracia, justiça, paz, desenvolvimento e na implementação de reformas económicas, com foco na melhoria da qualidade de vida dos angolanos.
“Os militantes saíram às ruas para dizer sim ao Presidente João Lourenço, pois entendem e apoiam as reformas introduzidas no aparelho do Estado, sobretudo, quanto ao combate à corrupção e a impunidade, assim como a diversificação da economia e o alargamento dos poderes dos órgãos judiciais”, sinalizou.
Disse que os angolanos têm a certeza de que se vislumbra um futuro risonho para o país, com a sensibilização dos servidores públicos a respeitar a gestão erário.
Sublinhou que um dos maiores feitos históricos protagonizados pelo Presidente João Lourenço está relacionado com a nova Divisão Político-administrativa, que determina a existência de 21 províncias, contra as anteriores 18, com mais de 300 municípios, um facto que deve ser exaltado, por ser um acto de elevado patriotismo, que visa aproximar os órgãos administrativos junto à população.
Com um percurso de dois quilómetros, com início no largo Saidy Mingas (parte Alta da cidade) e término no do Mercado Municipal (zona baixa da urbe), a marcha constitui-se num acto de manifestação patriótica, traduzida na evidência do reconhecimento das acções do Executivo, focadas na melhoria da qualidade vida da população.
Testemunhada pelo segundo-secretário do Comité do MPLA na província do Huambo, Adérito Chimuco, era visível a entrega e o entusiasmo os militantes que entoavam “slogans” como “Viva o Camarada Presidente João Lourenço! O povo do Huambo está contigo”, “viva a paz, a unidade e reconciliação nacionais” e “todos pelas bases, todos pelas comunidades”.
Os ganhos na diplomacia, o incentivo à produção nacional e a diversificação da economia, foram também ouvidos e, ao mesmo tempo que se acenava panfletos com o retrato do Presidente João Lourenço, em gesto de exaltação e apoio.
Os músicos Parte Pi e Ernesto Polola deram outro ânimo ao evento, cujas cores predominantes foram brancas, vermelhas e pretas em camisolas e cachecóis.
Refira-se que manifestações do género foram realizadas em todos os municípios da província do Huambo, onde, de acordo com os resultados definitivos das eleições de 24 de Agosto de 2022, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) o MPLA obteve, 308 mil 731 votos, que lhe possibilitou eleger três deputados, dos cinco possíveis. ALH