Luanda – O pré-candidato ao cargo de primeiro secretário da JMPLA, Justino Capapinha, entregou, esta quarta-feira, o processo da sua candidatura à Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso da organização.
Trata-se do quarto pré-candidato a manifestar a sua intenção depois de Mário Aragão, Mateus Fumani e Manzongani Bunga.
O processo de recepção de candidaturas para a eleição do substituto de Crispiniano dos Santos teve início no dia 23 e termina nesta quinta-feira, 26.
Após a entrega, Justino Capapinha mostrou-se satisfeito pela forma democrática como foi acolhida a sua intenção de concorrer para a liderança da JMPLA.
Disse que, se for eleito, vai apostar na mobilização da juventude angolana para o sua participação do desenvolvimento do país e também da retenção de talentos dentro da JMPLA.
Apontou a educação e formação profissional aspectos que merecerão destaque no seu programa de acção, olhando para o empreendedorismo juvenil e criação de postos de trabalho.
Falou também da promoção de uma maior cooperação com a juventude religiosa, no sentido de se trabalhar na pacificação dos espíritos e moralização dos jovens, tendo em vista o resgate dos valores morais e cívicos.
Por sua vez, o coordenador da Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso, a decorrer de 21 a 23 de Novembro, Crispiniano dos Santos, informou que após o término da recepção das candidaturas, serão analisadas todas as intenções para liderança da JMPLA, no quadro dos requisitos exigidos.
De acordo com os estatutos da JMPLA, podem candidatar-se os militantes que, em pleno gozo dos seus direitos, tenham entre 15 e 30 anos, e façam parte do órgão colegial cessante.
Justino Capapinha , de 29 anos de idade é natural da província de Luanda e membro do Comité Nacional da JMPLA. FMA/ART