Matala – O governador da Huíla, Nuno Mahapi, exortou hoje, terça-feira, ao novo administrador da Matala, Manuel Machado Quilende, a aliar a potencialidade energética à hídrica, com vista a promover um futuro mais sustentável para o município.
Falando no acto de apresentação do administrador, o governador apontou a necessidade de fazer-se um aproveitamento estratégico da barragem hidroeléctrica e do canal de irrigação local, onde há condições “perfeitas para desenvolver um futuro próspero e sustentável”.
Esses dois recursos, segundo o dirigente, se destacam e tornam o município num exemplo da resiliência, que “com planificação estratégia e investimento bem direccionados podem transformá-lo num bom lugar para se viver”.
Nuno Mahapi sinalizou que o perímetro irrigado (11 mil hectares) pode alimentar, não só a Huíla, como também o país, por isso pediu o novo administrador que assuma o cargo com dedicação e visão estratégia, buscando sempre o bem-estar da população.
“Confio plenamente na sua capacidade de liderança, compromisso com o desenvolvimento e dedicação ao serviço do povo, pois o município da Matala tem um potencial económico extraordinário, impulsionado pela força do seu povo, que é vibrante e dinâmico”, assinalou o governador.
Manuel Quilende, economista de formação, substitui no cargo Miguel de Paiva Vicente, que conduziu os destinos do município por 14 anos. A Matala tem uma população estimada em 355 mil 956 habitantes e dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango.
Ainda hoje o governador apresentou, igualmente, o novo administrador da Jamba, a 315 quilómetros a Leste do Lubango, Luís Marcelo, que rendeu no cargo Abel Wandi André. MS