Luanda - O candidato a vice-presidente da República de Angola pela Aliança Patriótica Nacional (APN), Noé Mateus, prometeu hoje, em Luanda, que o partido irá efectuar o pagamento dos seus delegados de lista até a próxima semana.
O político prestou esta informação hoje à ANGOP, quando explicava as causas da manifestação dos seus delegados de listas nas assembleias de voto, efectuada junto da sede do partido, no Kinaxixe, centro de Luanda.
Noé Mateus explicou que um grupo de delegados dirigiu-se à sede do partido para reivindicar o pagamento do serviço prestado, tão logo as assembleias de voto fecharam.
Tal situação, segundo o candidato, provocou um tumulto em frente às instalações do partido, que foi repelido pela Polícia Nacional a fim de manter a ordem no local e o controlo da situação.
A propósito do sucedido, Noé Mateus pediu calma a todos, afirmando que o seu partido tem esta responsabilidade de cumprir com a promessa. " Cabe aos delegados saber como se procede, uma vez que não é a primeira vez que a APN participa num pleito eleitoral".
Apelou, por outro lado, às pessoas a absterem-se de divulgação de informações falsas que possam vir a comprometer o processo eleitoral, por haver regras orientadas pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) que devem ser respeitadas.
Nesta altura já foram apurados 86,41 % do total dos votos. A APN segue com uma percentagem que lhe permite alcançar um deputado.
O MPLA lidera a contagem com cerca de 52% dos votos, seguido da UNITA com cerca de 42%.
As eleições gerais em Angola realizaram-se na quarta-feira, 24 de Agosto.