Caxito – Duzentos e cinquenta e nove efectivos da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP) da Polícia Nacional no Bengo concluíram com êxito, nesta quarta-feira, o curso de coesão formativa, com foco no asseguramento das eleições de 24 de Agosto próximo.
Durante dois meses, o efectivo teve formação nos domínios da manutenção da lei e ordem, respeito ao cidadão, procedimento de asseguramento das eleições, respeito aos direitos humanos, a postura do efectivo antes, durante e depois das eleições, para que o pleito seja assegurado de forma profissional.
Ao intervir na cerimónia de encerramento, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, disse que com a formação, a Polícia Nacional está melhor preparada para o grande desafio do asseguramento das eleições de 24 de Agosto.
Destacou a responsabilidade acrescida que este órgão do Ministério do Interior tem no processo eleitoral.
“O que queremos, enquanto habitantes da província do Bengo, é que as nossas eleições gerais decorram num clima de segurança e tranquilidade. É importante que os munícipes, aquando do seu exercício de voto, se sintam tranquilos e num clima de coesão”, sublinhou.
Na ocasião, o comandante provincial da Polícia Nacional no Bengo, comissário Delfim Kalulu Inácio, recomendou ao efectivo para colocar em prática tudo aquilo que aprendeu, para corresponder com as expectivas do Estado.
O comissário anunciou que mais de 400 efectivos da Polícia Nacional no Bengo foram promovidos.
Numa mensagem lida, o efectivo da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP) disse que a formação marca o início de uma nova etapa da sua carreira técnico-profissional.
Ressaltaram que a acção formativa é uma ferramenta importante para o cumprimento das missões atribuídas ao efectivo da URP, tendo se comprometido a trabalhar com zelo e dedicação.