Ondjiva - O soba grande da comuna da Môngua, província do Cunene, Hilunanye Jonas, considerou fundamental o respeito recíproco e o civismo entre os angolanos, para o sucesso das eleições gerais de Agosto próximo.
Em declarações à ANGOP, nesta segunda-feira, a propósito das eleições gerais deste ano, a autoridade tradicional disse esperar que durante a campanha, particularmente, os actores políticos pautem por discursos de paz e união.
Para Hilunanye Jonas, as forças políticas concorrentes devem colocar, em primeiro lugar, o patriotismo e o espírito de angolanidade, desencorajando actos de violência, provocações e desrespeito.
"Como parceiros do Estado, vamos continuar a desempenhar o nosso papel na consciencialização sobre a importância das eleições", declarou.
Sete partidos e uma coligação de partidos políticos concorrem ao próximo pleito eleitoral, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e CASA-CE.
As eleições deste ano, que pela primeira vez contam com a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Prevê-se a participação de mais de 14 milhões e 399 mil eleitores, dos quais 22 mil e 560 residem no estrangeiro.
O sufrágio anterior foi disputado a 23 de Agosto de 2017, por seis forças políticas, com uma participação de 76,57 por cento, dos cerca de 9,3 milhões de eleitores inscritos.