Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: Segunda síntese do dia

     Política              
  • Luanda • Quarta, 03 Agosto de 2022 | 23h00
Bandeiras das formações políticas concorrentes às  eleições gerais em Angola
Bandeiras das formações políticas concorrentes às eleições gerais em Angola
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – À entrada da segunda semana da campanha eleitoral, iniciada a 24 de Julho, as oito formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 deste mês, intensificaram as campanhas de caça ao voto pelo país, ao ponto de vários candidatos cruzarem no mesmo ponto geográfico.

PHA 

A líder do Partido Humanista de Angola (PHA), Florbela Malaquias, chegou na tarde desta quarta-feira à cidade do Dundo, província da Lunda Norte, para orientar a um acto de massas no município do Chitato, esta quinta-feira.

Após a sua chegada, a única mulher candidata a Presidente da República, nas eleições gerais de 24 de Agosto, manteve um encontro de cortesia com o bispo da Diocese do Dundo, Dom Estanislau Chindecasse, a quem apresentou o seu programa de governação.

P-NJANGO 

O cabeça-de-lista do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, deslocou-se à província da Huíla, para dar início, hoje (quinta-feira), a uma tournée por quatro cidades daquela região.

Até domingo, o político vai trabalhar nas sedes provinciais, nomeadamente no Lubango (Huíla), Moçâmedes (Namibe) e Ondjiva (Cunene), sendo que a oportunidade servirá igualmente para inaugurar três representações provinciais do partido, realizar passeatas e actos de massa.

UNITA

No Cuito, capital da província do Bié, o candidato da União Nacional para a Independência Total de Angola a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, destacou a importância das eleições, reiterando tratar-se de uma “festa da democracia”, para o desenvolvimento do país.

Ao dirigir-se a militantes, simpatizantes e amigos desta formação política, num acto de massas de mais de uma hora, o candidato ao Poder Executivo defendeu a necessidade de “tratamento igual”, por parte da comunicação social, a todas as formações políticas que concorrem ao próximo pleito.

FNLA

Depois de Mbanza Kongo, Nimi a Simbi, cabeça-de-lista pela Frente Nacionalista para a Libertação de Angola seguiu, esta quarta-feira, ao município do Cuimba, onde orientou um acto político de massas e manteve encontros com os antigos guerrilheiros desse partido e com as autoridades tradicionais locais.

Na vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade histórica de Mbanza Kongo, o candidato da FNLA disse que a sua formação quer resgatar o lugar que sempre ocupou no xadrez político angolano, como partido de peso, nos momentos áureos que granjeou na década de 1970.

CASA-CE

A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) levou a cabo uma campanha de mobilização para o voto junto dos vendedores dos mercados do Prenda e Rocha Pinto, no município de Luanda, durante a qual o seu vice-presidente, Alexandre Sebastião André, sublinhou o desejo da alternância.

Por seu turno, o cabeça-de-lista da referida coligação eleitoral, Manuel Fernandes, exortou aos eleitores, no Tempo de Antena da Rádio Nacional de Angola, para a escolha consciente do seu presidente e que a mesma resulte de uma profunda reflexão sobre o contexto real do país.

APN

O cabeça-de-lista da Aliança Patriótica Nacional (APN), Quintino Moreira, viajou a província do Bengo, para prosseguir com a sua campanha de proximidade, hoje e sexta-feira, mantendo contacto directo com a população, a quem vai apresentar o seu manifesto e o programa de governação.

Em declarações à ANGOP, esta quarta-feira, a vice-presidente do partido, Ana Patrícia da Gama, adiantou que a caravana partidária vai aproveitar a ocasião para interagir com os vendedores do mercado do Panguila, realizar uma marcha, passeatas e um acto de massas.

PRS

O Partido de Renovação Social realizou um comício no município do Luau, onde o seu líder, Benedito Daniel, reafirmou que vai optar por uma governação “participativa e inclusiva” para acabar com as assimetrias regionais em Angola.

No seu discurso, o candidato dessa força disse que espera “renovar”o país com a implementação de um governo de proximidade, que privilegie maior atenção ao cidadão e acabe com as assimetrias regionais e a centralização do poder.

MPLA

No Dundo, província da Lunda Norte, o  candidato do partido MPLA a Presidente da República, João Lourenço, prometeu mais investimento no sector energético, visando o aumento da produção de energia eléctrica nesta província do Leste do país, num investimento de 212 milhões de dólares.

Num acto de massas, reiterou que o MPLA vai continuar a priorizar a construção e reabilitação de vias estruturantes, com vista a acelerar o combate às assimetrias regionais, reafirmando que o seu partido é o mais interessado na institucionalização das autarquias locais, porque o seu foco está no desenvolvimento harmonioso do país.





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+