Menongue – A presidente do Partido Humanista de Angola (PHA), Bela Malaquias, procedeu nesta sexta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, à inauguração do comité local, na corrida das eleições gerais de 24 de Agosto.
O acto da inauguração da sede do partido, localizado no bairro Paz, arredores da cidade de Menongue, foi testemunhado pelos membros locais do referido partido.
Em declarações à imprensa, a líder do Partido Humanista de Angola (PHA) apontou como prioridade a humanização de Angola, com ênfase na partilha de ideias e acções.
Bela Malaquias defendeu a necessidade de cada angolano fazer uma reflexão profunda em relação à situação que cada um vive e assumir que a mudança do país depende de cada cidadão.
A cabeça-de-lista sublinhou ainda, como prioridade da sua linha de governação, alimentos para todos, com a aposta no fomento da actividade agrícola, através de assistência aos camponeses com inputs agrícolas.
A questão de combate à violência doméstica, exploração infantil, a fuga à paternidade, entre outros factores ligados ao combate à pobreza, constam da agenda desta formação política, que vai participar, pela primeira vez, num pleito eleitoral no país.
A nível da província do Cuando Cubango foram criadas 412 assembleias de voto, 662 mesas e estão registados 292 mil e 520 eleitores.
Para as eleições de 24 de Agosto estão registados 14 milhões e 399 mil de eleitores, dos quais 22.560 na diáspora, distribuídos por 12 países.
Sete partidos políticos e uma coligação de partidos concorrem ao sufrágio de 2022.
Este será o quinto sufrágio em Angola, depois dos de 1992, 2008, 2012 e 2017, todos ganhos pelo MPLA.