Luanda - A diplomata Maria de Fátima Jardim apresentou, esta quinta-feira (14), em Nicósia, ao Presidente Cipriota, Nicos Anastasiades, as Cartas Credenciais que a acreditam como embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária Não Residente de Angola naquele país.
Na cerimónia, o Presidente Nicos Anastasiades enfatizou o interesse do Chipre em intensificar o nível de cooperação bilateral com Angola e, no domínio multilateral, tornarem-se também parceiros de cooperação na União Africana (UA).
A embaixadora Fátima Jardim, que foi portadora de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para o seu homólogo cipriota, destacou, na ocasião, “a amizade, colaboração e cooperação já existente entre as instituições dos dois países”.
Fátima Jardim sublinhou, por outro lado, que o sector do turismo vai ser um dos eleitos para a cooperação entre Angola e o Chipre, uma vez que “o Chipre é um país que pode, a nível do turismo, interligar os povos, pois tem o seu turismo desenvolvido e com excelentes infra-estruturas”.
Por este facto, a embaixadora Fátima Jardim salientou ainda a necessidade da “criação dos principais instrumentos de colaboração e de cooperação, para que o mais rápido possível os mesmos possam ser aprovados pelos dois governos e dar-se início aos passos de uma nova página na relação com este importante país, que faz parte da União Europeia”.
A apresentação das Cartas Credenciais foi realizada no Palácio Presidencial em Nicósia. Para além da embaixadora de Angola, foram igualmente acreditados outros nove (9) diplomatas, nomeadamente: Albânia, Argélia, Barbados, Islândia, Marrocos, Mauritânia, Birmânia, Filipinas, Serra Leoa.
Maria de Fátima Jardim é a segunda embaixadora de Angola acreditada na República do Chipre.