Benguela – O presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) de Benguela, José de Jesus Dala, destacou hoje, terça-feira, o desempenho dos órgãos de comunicação social na difusão de mensagens de paz e tranquilidade durante os processos eleitorais.
Segundo o responsável, que falava no final de uma visita de membros da CPE às instalações da Angop em Benguela, além de divulgar os actos praticados pela CNE, os órgãos de difusão massiva ajudam a pacificar as mentes das pessoas e a explicar que as eleições são actos de cidadania e não significam confronto ou guerra.
“A comunicação social tem ajudado a divulgar mensagens positivas e que fortalecem o estado democrático e de direito, segundo as quais os processos eleitorais devem ser ocasiões de festa em que todos devem participar sem medo ou receios de fraude”, enfatizou.
A comitiva da CPE está a visitar os órgãos de comunicação social em funcionamento na província de Benguela, para aferir a realidade de cada um e as condições de trabalho ao dispor dos profissionais para cobertura dos factos diários e dos processos eleitorais.
Face aos desafios que se avizinham, a CPE tem em agenda a realização de acções de formação dirigidas a jornalistas, sobre legislação e processos eleitorais.
Quanto aos preparativos das próximas eleições a nível de Benguela, Jesus Dala garantiu estar tudo a ser acautelado convenientemente, contando já a província com os comissários provinciais e municipais.
O presidente da Comissão Provincial Eleitoral de Benguela e sua comitiva interagiram com o delegado da Angop, Carlos Benedito, de quem receberam informações sobre a realidade da empresa e do funcionamento, sobretudo, das áreas de conteúdo e técnica.