Luena – Cidadãos de vários segmentos defenderam hoje, sexta-feira, a abertura de mais postos do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) no Luena, para maior celeridade ao processo do registo eleitoral oficioso, em curso no país.
O processo de registo eleitoral oficioso, no quadro da preparação das eleições gerais de 2022, arrancou em Setembro do ano passado, com a previsão de terminar em Março do ano corrente.
Na província do Moxico, o processo já actualizou e registou mais de 50 mil, dos 211 mil cidadãos previstos no final da campanha.
Em declarações à ANGOP, o cidadão Mateus Manuel disse que o processo está muito “burocrático” sendo que os munícipes têm sido obrigados a madrugar-se, com o intuito de recebem uma das 120 senhas que são disponibilizadas diariamente, pelos técnicos do único BUAP da cidade do Luena, que concentra mais de 400 mil habitantes.
“Depois de receber as senhas somos obrigados a regressar apenas no dia seguinte, para efectuarmos o registo, como podem perceber, o processo é muito vagaroso”, desabafou o cidadão.
Para a cidadã Manuela Augusto, de 42 anos, que poderá exercer o direito ao voto pela quarta vez, e o governo deve descentralizar o posto de registo eleitoral, para evitar que os cidadãos que residem em bairros fora do centro urbano percorram longas distâncias.
“ Como é possível, cidadãos que residem no bairro Caminina ou Sambuatama, que distam a mais de 12 quilómetros do centro da cidade, terem de se deslocar até à Administração Municipal para tratarem do registo?" Questionou a munícipe, ideia corroborada pelo cidadão José Carlos, de 21 anos, que pede a descentralização do processo.
Entretanto, recentemente, em declarações à imprensa, o director do Gabinete provincial dos Registos, Modernização e Administração, no Moxico, Henriques Mateus, disse que estes constrangimentos poderão ser ultrapassados, com a implementação dos operadores móveis, previstos para breve.
Aliada a esta problemática, segundo o responsável, a província do Moxico tem mais de 200 áreas identificadas como de difícil acesso, que impossibilitam os operadores do processo de os atingir, em função da escassez de condições técnicas.
A província do Moxico conta com uma população estimada em mais 900 mil habitantes, de acordo com a projecção do Instituto Nacional de Estatística (INE), durante o Censo Populacional de 2014.
Com nove municípios, a província do Moxico tem uma superfície de 223 023 km2 (a maior do país), é limitada ao norte pela província da Lunda-Sul, ao leste pela República Democrática do Congo (RDC) e pela Zâmbia, ao sul pelo Cuando-Cubango e, ao oeste pela província do Bié.